Observação: Projeto de Lei nº 82, de 8 de setembro de 2022
Altera a denominação da travessa Governador Ildo Meneguetti.
Art. 1º Fica alterada a denominação da travessa Governador Ildo Meneguetti para travessa Pe. Carlos Waldemar Maldaner.
Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Santo Cristo, 67º Ano da Emancipação, 8 de setembro de 2022.
Adair Philippsen,
Prefeito.
Justificativa ao Projeto de Lei nº 82/2022
Senhor Presidente, Senhores(as) Vereadores(as):
Ao cumprimentar Vossas Senhorias com o maior respeito, encaminhamos, para apreciação dos ilustres integrantes dessa Colenda Câmara, o projeto de lei em epígrafe, que altera a denominação da travessa Governador Ildo Meneguetti.
Pretende-se, com o referido projeto, prestar justa e merecida homenagem à memória do Pe. Carlos Waldemar Maldaner, nascido em 29 de dezembro de 1932, em Cândido Godói/RS.
Filho de Lino Maldaner e Maria Sibila Theobald Maldaner.
Iniciado à vida cristã, aí foi batizado, fez a primeira comunhão, foi crismado, e fez parte do curso primário, tendo-o concluído, posteriormente no Seminário.
Ele contava que aos 10 anos de idade se sentiu chamado à vocação sacerdotal.
No ano de 1945, ingressou no Seminário São José, de Cerro Largo, onde, até o ano de 1951 prosseguiu nos estudos, cursando o Admissão, o Curso Ginasial e o Curso de 2º Grau.
Os cursos superiores de Filosofia e Teologia foram cursados nos anos de 1952 a 1958, em São Leopoldo e Viamão, respectivamente. Enquanto frequentava o último ano do curso de Teologia, na Igreja Matriz de Cerro Largo, foi ordenado diácono e foi ordenado Presbítero no dia 10 de agosto de 1958, na Igreja de Santa Cecíli, em Porto Alegre. Exerceu seu ministério com grande zelo.
No ano de 1959, em janeiro, foi nomeado vigário-cooperador da Paróquia de Cerro Largo. Aos 11 dias do mês de abril do mesmo ano, foi transferido para assumir interinamente a Paróquia de Santa Rosa, onde esteve até o dia 1º de novembro. Naquela ano, ainda, auxiliou na Catedral de Uruguaiana, no mês de novembro, e em Santo Cristo, no mês de dezembro.
De 1960 a 1961, foi professor no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Uruguaiana.
De 1962 a 1969, foi pároco em Santo Cristo. Nesse período também dirigiu a construção do Seminário Pe. Adolfo Gallas.
De 1970 a 1972, foi pároco em Porto Lucena, onde também assumiu a responsabilidade sobre a Rádio Navegantes.
De 1973 a 1978, foi Reitor do Seminário Pe. Adolfo Gallas, auxiliando também no Instituto de Educação Rural, anexo ao seminário. Em 1973, o Bispo confiou-lhe ainda a coordenação do Setor Vocacional da Diocese, ministério que exerceu por 11 anos.
De 1979 a 30 de junho de 1984, retornou a Porto Lucena, como pároco.
No dia 1º de julho de 1984, assumiu a paróquia Santa Cecília, em Alecrim.
Faleceu no dia 10 de fevereiro de 2009.
Uma das características do Pe. Carlos Waldemar consistia num apurado tino administrativo, tanto pastoral quanto financeiro. Ele se destacava por um admirável dinamismo ao promover a construção de considerável número de capelas, pela edificação da primeira etapa do Seminário Pe. Adolfo Gallas , pelo surgimento da casa paroquial de Porto Lucena pelo salão e casa paroquial de Alecrim e pela feliz restauração da Igreja Matriz de Alecrim.
A sugestão do nome foi devidamente apreciada e aprovada pelo Conselho Municipal de Cultura.
Face ao exposto e considerando a sensibilidade, o comprometimento e a parceria demonstrados por esse Legislativo, é que propomos este projeto de lei.
Dessa forma, respeitada a legalidade, o Poder Executivo, com fundamento no artigo 30, inciso I, da Constituição Federal, dá por justificada a apresentação do projeto em epígrafe para o qual aguarda apreciação e aprovação após a tramitação na Casa Legislativa, em conformidade com o seu regimento interno.
Santo Cristo, 67º Ano da Emancipação, 8 de setembro de 2022.
Adair Philippsen,
Prefeito.