Texto: CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SANTO CRISTO - RS
No dia 02 de fevereiro de 2021, foi realizada a 04ª Sessão Ordinária deste ano, com início às 18h e 30 min., na Sala das Sessões Ver. Pedro Kreutz, sob a presidência do vereador Éverton Maya, estando presentes todos os (a) vereadores (a).
Nessa sessão, teve-se a apreciação das seguintes matérias:
INDICAÇÕES, sendo todas aprovadas por unanimidade de votos:
Protocolo n°15.885/764/21, de autoria do vereador Aládio Kotowski, com associação dos vereadores Clovis Lucas Kowalski, Fernando Luís Diel, Vilson Feiden e da vereadora Lourdes Brand, indica que, depois de ouvido o Plenário, seja oficiado ao Executivo Municipal junto a Coordenadoria de Obras e Infraestrutura do Interior a aplicação de reparos e instalação de bueiros no acesso e na propriedade de Arnildo e Marli Garcia da Silva, na Linha Salto, imediações da granja Ost. Justificativa: O acesso à propriedade da família Garcia da Silva apresentava problemas. Com as fortes chuvas, resultou em erosões profundas e enormes dificuldades para veículos automotores entrar na propriedade e lá se locomover. Se faz necessário redirecionar as águas que chegam à propriedade e proteger da erosão com instalação de bueiros.
Protocolo n°15.886/765/21, de autoria do vereador Aládio Kotowski, indica que, depois de ouvido o Plenário, seja oficiado ao Executivo Municipal junto a Coordenadoria de Obras e Infraestrutura do Interior a recuperação de trecho de estrada e readequação de estruturas de sarjetas e bueiros na Linha Seca Alta, nas imediações da propriedade de Erno e Alice Becker. Justificativa: Há mais ou menos um ano que há situação de dificuldades para circulação de veículos automotores, principalmente os maiores, que acessam a uma granja. Com as chuvas, situação piorou. Verificam-se bueiros quebrados e de capacidade insuficiente, com má qualidade da estrada no aclive. Há situação de prejuízo e transtornos.
Protocolo n°15.887/766/21, de autoria do vereador Aládio Kotowski, indica que, depois de ouvido o Plenário, seja oficiado ao Executivo Municipal junto a Coordenadoria de Obras e Infraestrutura Urbana a instalação de lixeiras na grutinha Nossa Senhora de Lourdes, da Rua Padre Adolfo Gallas. Justificativa: Nos últimos meses foram desenvolvidas extraordinárias melhorias e instalação de estruturas pertinentes àquele espaço de contemplação e oração. Muitas pessoas da comunidade contribuem para manter aquele espaço limpo e bonito. A colocação de lixeiras traria a possibilidade de destinação adequada a materiais descartáveis e/ou recicláveis.
Protocolo n°15.888/767/21, de autoria da Bancada do PT, representada pela vereadora Lia Inês Lenz e pelo vereador Vilson Feiden, indica que, depois de ouvido o Plenário, seja oficiado ao Executivo Municipal, junto a Coordenadoria de Obras e Infraestrutura Urbana e ao Conselho de Trânsito, para que estude a viabilidade da instalação de uma rótula no cruzamento das ruas vereador Assmann com a Prefeito Léo Jacob Hartmann. O referido local exige especial atenção, pois oferece grande risco de acidentes.
Protocolo n°15.889/768/21, de autoria do vereador Fernando Luís Diel, indica que, depois de ouvido o Plenário, seja oficiado ao Executivo Municipal, junto a Coordenadoria de Obras e Infraestrutura, para que providenciem o patrolamento e encascalhamento da estrada vicinal que dá acesso a Linha Rolador Baixo, sentido Três Lajeados – Rolador, (nas proximidades da família Thume) cujo trecho é de difícil acesso em decorrência dos estragos causados pela chuva, bem como do trecho da estrada principal que liga Linha Rolador Baixo a Santo Cristo, nas proximidades da propriedade do Sr. Nerci Philippsen.
Protocolo n°15.890/769/21, de autoria do vereador Ivan Ironei Rodrigues da Silva, indica que, depois de ouvido o Plenário, seja oficiado ao Executivo Municipal, junto a Coordenadoria de Obras e Infraestrutura do Interior para que providencie a laminação dotrecho que liga a propriedade do Sr. Alcides Schumacher até o asfalto na Linha Revolta.
Protocolo n°15.891/770/21, de autoria do vereador Ivan Ironei Rodrigues da Silva com associação do vereador Clovis Lucas Kowalski, indica que, depois de ouvido o Plenário, seja oficiado ao Executivo Municipal, junto a Coordenadoria de Obras e Infraestrutura do Interior para que providencie o alargamento do trecho de estrada entre as propriedades de Vanderlei Hoos até Valmir Loebens, na Linha Larga.
Protocolo n°15.892/771/21, de autoria davereadora Lia Inês Lenz com associação do vereador Éverton Maya, indica que, depois de ouvido o Plenário, seja oficiado ao Executivo Municipal, junto a Coordenadoria de Obras e Infraestrutura do Interior, para que providencie a laminação, encascalhamento, compactação e, em especial a recuperação das sarjetas. Da estrada em direção a Linha Larga, com início na RSC-472, próximo à entrada da Linha Taquaruçú passando pelo Chiqueirão do Sr Irineu Schaefer até a esquina da propriedade do Sr Aloísio Büttenbender, assim como, a recuperação das demais estradas da Linha larga, já solicitados pelo Protocolo nº 15.861/740/21.
Protocolo n°15.893/772/21, de autoria davereadora Lia Inês Lenz, indica que, depois de ouvido o Plenário seja oficiado ao Executivo Municipal, junto a Coordenadoria de Obras e Infraestrutura Urbana, para que providencie a remoção e adequação do canteiro central na Rua Prefeito Jacob Hartmann, que dá acesso às ruas Olávia Werner e Wendelino Holz, pois, os condutores para adentrar na Rua Prefeito Jacob Hartmann precisam andar na contramão até o próximo acesso a pista.
Protocolo n°15.894/773/21, de autoria da vereadora Lourdes Brand com associação do vereador Fernando Luís Diel, indica que, depois de ouvido o Plenário, seja solicitado ao Executivo Municipal,que encaminhe ofício ao órgão competente (DNIT) para que seja resolvida a situação dos moradores que residem próximo a Central de Distribuição das Lojas Quero-Quero, que estão enfrentando problemas com alagamento em dias de chuva, pois com a estrutura atual a água tem acumulado pela falta de vazão suficiente e invade as propriedades dos seguintes moradores: Senhores Alfredo Jung, Aloísio Lehnen, Arno Trommenschlager e Isidoro Gregory. Pede-se também que seja encaminhado ofício desta Casa Legislativa.
Protocolo n°15.895/774/21, de autoria do vereador Vilson José Feiden, indica que, depois de ouvido o Plenário, seja oficiado ao Executivo Municipal, junto a Coordenadoria de Obras e Infraestrutura competente para que providencie a tubulação na Rua Osvaldo Binsfeld passando a Rua Minas Gerais, na Vila Klering para captar a água que vem da lavoura.
Protocolo n°15.896/775/21, de autoria do vereador Videu Meyer indica que, depois de ouvido o Plenário, seja oficiado ao Executivo Municipal junto aos órgãos competentes que seja instalada uma lâmpada de iluminação pública próximo a residência do Sr. Tiago Thomas na comunidade de Linha Bom Princípio Alto.
Protocolo n°15.897/776/21, de autoria do vereador Videu Meyer , indica que, depois de ouvido o Plenário, seja oficiado ao Executivo Municipal, juntoaos órgãos competentes, para que seja instalado um bueiro no acesso da propriedade do Sr. Eloi Klein na Linha Bom Princípio Alto.
Ao finalizar, o presidente, vereador Éverton Maya, agradeceu a presença e convidou a todos para a próxima sessão ordinária, a ser realizada no dia 08 de fevereiro de 2021, com início às 18 horas e 30 minutos, na Sala das Sessões Ver. Pedro Kreutz.
Secretaria Administrativa da Câmara de Vereadores de Santo Cristo –RS.