162910702118/10/202118/10/20212021-20242021

Protocolo n° 16.291/070/21, de autoria da Bancada do PDT, representada pelos vereadores Aládio Kotowski e Ivan Ironei Rodrigues da Silva, indicam que, depois de ouvido o Plenário,seja enviada uma moção de congratulações a empresa Serra Fitas Seibert Indústria e Comércio Ltda, pelos 50 anos de atividades.

Em outubro de 1963, os irmãos Gaspar Cláudio e Arno Günther Seibert, adquiriram uma máquina de serraria “pica-pau”, e estabeleceram-se no ramo madeireiro na cidade de Santo Cristo/RS.

Por volta do ano de 1966, por não conseguirem atender a demanda na produção de tábuas, os dois sócios estudaram a possibilidade de adquirir uma máquina que produzisse mais. Após realizarem a pesquisa de preços, concluíram que não teriam condições de comprar um engenho de serra-fita, surgindo então, a ideia de fabricarem eles próprios uma máquina para o seu uso, com uma diferença importante: as máquinas pesquisadas eram todas de modelos “verticais”, e os irmãos Seibert, projetaram um engenho de serra-fita “horizontal”, para que pudesse ser adaptada na estrutura da “pica-pau” que possuíam.

Em outubro de 1967, instalaram o engenho de serra-fita horizontal, mas passou-se mais de ano até que ele funcionasse satisfatoriamente, depois de muitas pesquisas, testes e modificações. A novidade logo espalhou-se entre os serradores da região, os quais, passaram a insistir junto aos irmãos Seibert que lhes fabricassem engenhos de serra-fitas. Como a procura e o interesse foi aumentando, os irmãos Seibert, foram aos poucos, comprando máquinas e equipamentos, construíram um galpão, e no ano de 1971, venderam a serraria e estabeleceram a indústria de engenhos de serra-fitas Seibert, sob a denominação de Irmãos Seibert Ltda, fabricando desde engenhos de serra-fitas horizontais e verticais, a demais máquinas e aparelhos acessórios, cujas vendas atingiram inicialmente os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Em 1975 foi lançado o engenho de serra-fita transportável, constituindo-se numa revolução nos conceitos de serraria, e, com ele, atingiu o mercado nacional e internacional.

No dia 7 de novembro de 1976, ocorreu um incêndio nas instalações da fábrica, destruindo todo o escritório e grande parte das máquinas, equipamentos e prédio. Embora as dificuldades tenham sido enormes, a empresa conseguiu recuperar-se e dar continuidade ao trabalho iniciado pelos irmãos Gaspar e Arno.

Após longa enfermidade, o sócio Gaspar Cláudio Seibert veio a falecer em 12 de junho de 1984. Seus herdeiros e o sócio Arno Günter Seibert negociaram a divisão dos bens da sociedade, ficando, então, a empresa para a viúva, Sra. Clari Maria Seibert e filhos, passando a denominar-se Irmãos Seibert & Cia Ltda e a ser administrada por Jacó Aloísio Seibert e Helena Ivanda Seibert Decker.

Em 2006 passa a ser denominada Serra Fitas Seibert Indústria e Comércio Ltda, e a partir de 2012 passa a ser administrada por Jacó Aloisio Seibert e filhos.

Após enfermidade, Jacó Aloisio Seibert veio a falecer em 09 de fevereiro de 2021, ficando a administração com seus filhos, Júlio André Seibert e Luciana Seibert.

A comunidade de Santo Cristo-RS, através do seu Poder Legislativo, expressa o reconhecimento e valorização de tão rica história de meio século de organização, trabalho, geração de emprego, renda, bem como levar o nome de Santo Cristo, através de seus produtos e serviços, para o todo Brasil.

Moção 1629107021/2021