162290082113/09/202113/09/20212021-20242021

Protocolo n.º 16.229/008/21, de autoria do vereador Éverton Maya, com a associação de todas as Bancadas, indica que, depois de ouvido o Plenário, seja enviada uma Moção de Apoio ao retorno das aulas de forma presencial, no Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) Campus Santa Rosa, que abrange alunos de várias regiões, principalmente da região Noroeste.

A brusca interrupção desta rotina escolar, e por tanto tempo, trouxe muitos prejuízos em decorrência do isolamento. A escola é uma das fases mais importantes na vida de qualquer  adolescente, e a privação destas experiências traz diversos prejuízos sociais e psicológicos.

Além disso, o constante uso da tecnologia, como ferramenta fundamental para o estudo, desencadeou em muitos alunos um quadro de instabilidade, com exaustão, irritação e ineficiência, além de distrações como o acesso a conteúdos diversos e assim muitos alunos começaram a ter dificuldade de concentração e compreensão, prejudicando o aprendizado.

Pelo exposto e considerando que as Escolas Particulares, e as das redes Estadual e Municipal já retornam com suas rotinas, observando as orientações de prevenção e cuidados em virtude da Covid-19, é de grande importância que os alunos do Instituto Federal Farroupilha tenham assegurado o seu direito de acesso à Educação de forma presencial.

Moção 1622900821/2021