161820612109/08/20212021-20242021

Protocolo n°16.182/061/21, de autoria da Bancada do PDT, representada pelos vereadoresAládio Kotowski e Ivan Ironei Rodrigues da Silva, e da Bancada do MDB, representada pelos vereadores Fernando Luís Diel, Éverton Maya, Clóvis Lucas Kowalski, Videu Meyer e pela vereadora Lourdes Brand, indicam que, depois de ouvido o Plenário, seja oficiado ao Executivo Municipal, junto a Coordenadoria de Obras e Infraestrutura do Interior, providenciem com urgência a reparação da cratera na lateral direita da estrada que liga as comunidades de Linha Seca Alta e Vila Laranjeira, próximo à residência da família do Sr. Roque Magerl. O referido buraco é de considerável profundidade e risco real de incidente e acidente grave. Justificativas: O avanço do buraco longitudinal é constante, com erosão avançada na parte inferior em um dos locais, gerando um “negativo” e falsa impressão de segurança no que tange a estabilidade do solo; Nesta estrada há um fluxo considerável de veículos, inclusive ônibus e micro-ônibus do transporte escolar; O roteiro do ônibus chegou a ser mudado por aproximadamente dois meses, na expectativa de uma resolução do problema, devido aos riscos de incidente/acidentes, mas agora irá ser retomada a passagem pelo local; O problema reincidente está se agravando drasticamente há 7 meses, aproximadamente; O problema em questão é oriundo de importante volume e velocidade das águas pluviais, decorrentes do transbordo da água do córrego que passa em frente à residência do Sr. Roque Magerl e da valeta/sarjeta do lado esquerdo da pista, à montante, próximo à residência do Sr. Inácio Giehl;  Já houve ação paliativa com preenchimento de cascalho. Não foi atacada a causa raiz do problema que, segundo opinião técnica, requer substituir a tubulação existente por outra de dimensão maior ou incrementar novas linhas de tubos para aumentar a capacidade de vazão do córrego (em frente à residência do Sr. Roque Magerl), bem como abrir vala à montante e laterais, para que a água do córrego se mantenha no leito principal, evitando o transbordo; Também, sugere-se implantar tubulação com capacidade adequada transversal ao leito carroçável/pista, para direcionamento adequado das águas pluviais, à montante.

Indicação 1618206121/2021